TERRITÓRIO PATRIMÓNIO
| 1º SEMINÁRIO | REABILITAÇÃO URBANA | ALBUFEIRA | 6 MAIO 2011 |

01 Março 2011

 

No âmbito do I Seminário Território Património – Reabilitação Urbana, que se realiza no próximo dia 6 de Maio em Albufeira, inaugurar-se-á uma exposição dedicada ao trabalho pioneiro que o Arquitecto Cabeça Padrão desenvolveu na década de 60 sobre a paisagem urbana algarvia, e em particular, no ano de 1966, para a vila de Albufeira.

Os conteúdos fotográficos e documentais que integram o Plano Estratégico de Intervenção desenvolvido para Albufeira foram gentilmente cedidos pelo Arquivo Municipal do Barreiro, detentor do valioso espólio do Arquitecto, natural dessa cidade.

O tratamento de conteúdos e a concepção da imagem gráfica da exposição foram colocados a concurso junto dos alunos do 1.º ano do 2.º ciclo do Mestrado Integrado em Arquitectura do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, que apoia o Seminário. A apresentação e selecção do trabalho vencedor ocorrerá no próximo dia 15 de Abril, na aula da disciplina de Reabilitação de Edifícios e Sítios e conta com a avaliação de um júri constituído por representantes do Município de Albufeira e da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, organizadores do evento. De salientar ainda que esta iniciativa inédita tem o alto patrocínio da Direcção Regional de Cultura do Algarve, integrando também a Directora Regional Dr.ª Dália Paulo, o painel de jurados.

A exposição será inaugurada no final do dia de trabalhos e contará com a presença do Professor Carlos Vieira Faria, colega de trabalho e amigo pessoal do Arquitecto Cabeça Padrão, com quem partilhou gabinete durante vários anos, nos Serviços que antecederam a actual Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano.


 

publicado por Algarve-OASRS às 00:08

pesquisar