TERRITÓRIO PATRIMÓNIO
| 1º SEMINÁRIO | REABILITAÇÃO URBANA | ALBUFEIRA | 6 MAIO 2011 |

06 Abril 2011

Nota biográfica.

 

1952, diplomado em Arquitectura e Urbanismo pela Escola Superior de Belas Artes Artes de Lisboa com classificação distinta.

1956, ingressa na Direcção-Geral de Serviços de Urbanização do Ministério das Obras Públicas, na Direcção de Serviços de Melhoramentos Urbanos.

1968, nomeado para a chefia do Serviço de defesa e de Recuperação da Paisagem Urbana, então criado no seio da Direcção-Geral de Planeamento Urbanístico.

Destacam-se os 49 estudos, elaborados nos 60, para a região do Algarve, onde realizou estudos de levantamento e caracterização patrimonial de núcleos urbanos (cidades, vilas e aldeias), apresentando terapêuticas de intervenção para edifícios e planos de intervenção para espaços públicos mediante a aplicação de uma metodologia extremamente precisa, coerente e avançada para a época.

actualmente só 23 destes estudos sobreviveram ao tempo, sendo um deste o da cidade de Albufeira.

É autor de diversos projectos de arquitectura, como por exemplo, a nova Igreja Paroquial do Barreiro, o Plano Parcial de Urbanização da CUF, o Mercado Municipal do Barreiro, o Projecto da área envolvente do Palácio da Assembleia da República, a remodelação da Baixa de Cascais, entre outros.

Foi bolseiro do Instituto de Alta Cultura e do Britsh Council para estudo da preservação e recuperação de núcleos urbanos antigos na Inglaterra e Escócia (1962).

Frequentou o seminário sobre A Cidade e o Meio Urbano em Salzburg (Áustria), com uma bolsa da Comissão Cultural Luso-Americana.

Publicou vários artigos e estudos sobre temas de urbanismo, património, preservação e revitalização de núcleos urbanos antigos, entre outros.

Desenvolveu ainda uma colaboração regular com várias Câmaras Municipais, nomeadamente no âmbito de Programas de salvaguarda do Património e Ordenamento do Território.

(Fonte: catálogo da Exposição promovida pelo Município do Seixal)

publicado por Algarve-OASRS às 16:53

pesquisar